Frater Goya – Breve Biografia

Fr Goya

Tomei a liberdade de publicar a biografia do Mestre Fr Goya, que consta em seu perfil no site Clube de Autores, para que conheçam um pouco mais sobre esta figura, e mostrar mais sobre o trabalho deste que figura como um dos principais estudiosos de magia no país atualmente.

Muitas pessoas se perguntam quem é Frater Goya? O que ele fez e faz? Como ele se iniciou? Como saber mais sobre ele?

A biografia a seguir, tenta responder essas e outras questões sobre a pessoa por trás do nome.

A Vida Profana: Frater Goya, ou Anderson Rosa, nasceu em Criciúma, Santa Catarina, em 05 de março de 1970. Aos 3 anos de idade se muda para Curitiba, Paraná, onde reside até hoje.

A Vida Iniciática

Fr Goya – Altar e Armas Mágicas

Aos 9 anos ganha do seu pai, uma revista Planeta que continha um artigo sobre a vida de Papus. A partir desse contato, decide, no final da leitura, que irá seguir os passos do mago que tanto o impressionou. Levi, Guaita, Papus, Jâmblico, e tantos outros, tornam-se mestres para o jovem estudante. Durante os anos que se seguem, estuda diligentemente a magia clássica ocidental, a qabalah (cabala), o tarot, e a astrologia. Nesse período, busca grupos, mestres, enfim, alguém que possa instruí-lo ou iniciá-lo formalmente na magia.

Em 1989, torna-se membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz AMORC –, buscando um complemento para seus estudos.

Em 1991, começa a auxiliar os trabalhos na Ordem Juvenil Rosacruz, após ter auxiliado como coordenador do Grupo dos Cruzados na Convenção Rosacruz de 1990 (e depois nas Convenções de 1992, 1994 e 1996, também como coordenador), e em seguida é transferido para o Museu Egípcio e Rosacruz, onde auxilia a recepcionar escolas e a catalogar as peças do museu, onde escreveu, em 1991, uma Pequena Gramática da Escrita Hieroglífica, sendo este o primeiro trabalho conhecido realizado nesta área em língua portuguesa. Em 1991, é iniciado na Maçonaria, no Rito Francês Moderno.

Em 1992, ministra cursos para o Museu Egípcio e Rosacruz sobre a cultura egípcia. Ainda na AMORC, ministra um curso sobre a Magia das Runas. No mesmo ano, oferece outros cursos, seguindo a linha ocultista na AstrologiaCursos e Consultoria, iniciando em agosto um curso sobre magia, que durou seis meses.

Durante o ano de 1992, atendeu diversas consultas de tarot, até que, em 1993, ao voltar de um mosteiro, onde viveu uma experiência interior de grande intensidade, abandona as consultas e dedica-se exclusivamente ao ensino e à divulgação do tarot e da magia hermética.

Em 1993, é convidado para montar um grupo de estudos sobre o tarot na Loja Rosacruz Curitiba – AMORC, grupo de estudos que originou esse trabalho e que, no seu término, contou com uma introdução à magia, iniciando 12 pessoas em março de 1994 na Magia Ritual.

Em 1994, ministra alguns cursos de Egiptologia em colégios e associações. Cede algumas peças de seu acervo particular para feiras estudantis em várias instituições de ensino. No mesmo ano, prepara um livro de tarot, entre outros trabalhos.

Em 1995, fundou a Escola Menphis, onde ministra os cursos de tarot e magia. No mesmo ano, desliga-se da AMORC definitivamente. Em 1996, realiza o Ritual da Magia Sagrada de Abra-Melin, o Mago, conforme passado de Abraão a seu filho Lamec, em 1450, cujo objetivo é obter a Conversação com o Sagrado Anjo Guardião. Após obter sucesso nessa prática, obtém por intermédio do SAG (Sagrado Anjo Guardião), uma série de instruções que lhe permite criar a nova fórmula de AUS, para o C:.I:.H:.

Em 1997, funda com outros adeptos, o Círculo Iniciático de Hermes C:.I:.H:. , organização dedicada ao estudo das ciências herméticas. A base principal dos trabalhos do C:.I:.H:. , são os rituais da Hermetic Order of the Golden Dawn e os escritos de Aleister Crowley, além de atualizações e novas pesquisas realizadas pelo Supremo Conselho e pelos Membros do C:.I:.H:. .

Tai Chi Chuan estilo Chen Espada, com Shifu Niall O’Floinn

Segundo declarações do Supremo Conselho, o C:.I:.H:. é uma organização livre, sem compromisso direto com as organizações supracitadas, permitindo utilizar aquilo que elas possuem de melhor, além de ter material próprio, desenvolvido especificamente para seus membros, o que faz do C:.I:.H:.uma escola ímpar no meio esotérico. Em 1998, ministra cursos de tarot e qabalah em várias escolas, divulgando o trabalho do C:.I:.H:. e as experiências adquiridas ao longo de quase 20 anos de estudo contínuo. Escreve, ainda, uma série de artigos para um jornal de divulgação esotérica, chamado Iniciativa Holístika.

Em 1999, firma um acordo de mútuo reconhecimento entre a Loja Nova Ísis (Organização Thelêmica), que permite o livre acesso entre membros do C:.I:.H:. e da L:.N:.I:.

No Início de 2000, o C:.I:.H:. recebe o reconhecimento internacional da Hermetic Order of the Golden Dawn como a única organização autorizada a realizar seus rituais em território brasileiro.

Em 2003 seu interesse volta-se para o oriente, e assim como grandes místicos do passado fizeram, ele busca os segredos orientais para complementar seu conhecimento mágico. Começa a praticar Tai Ji e Qigong (treino de energia).

Anderson (Fr Goya) com Shifu Niall O’Floinn

Em 2004, a AMORC tenta através de recurso jurídico se apossar do domínio de internet Rosacruz http://www.rosacruz.com.br, que pertence ao C:.I:.H:. http://www.cih.org.br. A contra-notificação realizada por Frater Goya demonstra a universalidade do rosacrucianismo  como corrente de pensamento, e não posse de uma organização em si. Essa conquista é uma das contribuições mais importantes do movimento Rosacruz Nacional Independente, na luta pela universalização do conhecimento humano. Até o presente momento, a AMORC interrompeu sua tentativa inicial, demonstrando perceber que o Rosacrucianismo é direito de todos.

Em 2005 estuda acupuntura, moxabustão, técnicas de sangria e auriculoterapia. Ainda em 2005, escreve o primeiro livro de autor nacional sobre a Magia Enochiana, e dá o primeiro curso prático no Brasil sobre o sistema de magia angélica conhecido por Magia Enochiana (criado por John Dee no séc. XVI), No Rio de Janeiro/RJ (uma parceria do CIH com o Collegium ad LUX et NOX) e depois em Curitiba/PR.

Em agosto de 2012, a Academia de Tai Chi de Galway confere a certificação para ensino de Tai Chi Chuan Estilo Chen, sob orientação direta do Shifu Niall O’Floinn, mantendo assim a qualidade de seus estudos e demonstrando que o estudo aplicado e a dedicação a prática é o que alça cada vez mais alto em seu caminho na evolução tanto física quanto psicológica.

Fr Goya – Tai Chi

Participou das duas primeiras edições do Simpósio de Hermetismo, realizado em São Paulo com intenção de divulgar a aproximar estudantes, pesquisadores e o público em geral sobre temas variados no mundo do Hermetismo, Ocultismo, Magia e tantas outras áreas. Para a terceira edição do evento, a se realizar nos dias 2, 3 e 4 de Novembro, Fr Goya prepara novidades.

Atualmente, está aperfeiçoando e criando outras obras sobre tarot, enochiano, magia e qabalah, baseado nos avanços que só a prática conduz. Ministra também novos cursos de tarot e magia.

Para maiores informações consulte também o Site do Circulo Iniciático de Hermes – C:.I:.H:., o perfil do Facebook do Fr Goya, o blog pessoal do Frater: Goya Grimório,

Anúncios

Um comentário sobre “Frater Goya – Breve Biografia

  1. Amigo, paraste de publicar teus textos no TDC? Costumava acompanhá-los por lá.

    @Luciuxlynx – Faz algum tempo que sim. Continuo meus textos aqui no blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s